13 de jul de 2015

7 Importantes Passos Para Você Criar o Seu Clube De Livros

Você é daquele tipo de pessoa que termina de ler um livro e fica desesperado para falar sobre ele com alguém? E você tenta conversar com seu cônjuge, família, amigos, vizinhos, seu porteiro e até com aquele colega chato do trabalho com o qual você nunca fala, mas eles não possuem o mesmo entusiasmo com livros quanto você?

Você sente um prazer inacreditável quando está lendo em algum lugar público e aparece um total desconhecido dizendo: "Adorei esse livro" ou qualquer outra coisa do tipo? E você sente que essa pessoa foi mandada por Deus, porque finalmente poderá conversar com alguém as coisas incríveis que está descobrindo com aquela leitura?

Você respondeu sim para todas, ou quase todas, as perguntas acima?

Então querido leitor você precisa de um CLUBE DE LIVROS urgentemente.








Clubes de Livros são grupos formados por pessoas que possuem interesses de leitura semelhantes, geralmente são feitos como reuniões regulares que se realizam na casa de um dos membros do grupo, ou em um espaço escolhido para ser a sede do clube, podendo ainda ser no mundo virtual, em casos de clubes online

A dinâmica é simples, o grupo escolhe um título que deverá ser lido até a data do próximo encontro, no dia marcado, todos os integrantes irão conversar sobre o livro ressaltando seus pontos mais importantes, ouvindo a opinião de cada membro. 

Você pode entrar em um grupo já existente, ou você pode criar um novo grupo do zero. Se esse for o caso, é importante seguir alguns passos para que o clube siga exatamente o seu objetivo.

#1 - Escolher o local para os encontros.
Os encontros podem ser pela internet ou fisicamente. Pela internet procure saber a opinião de outros usuários do site e ler as regras de utilização, assim você fica sabendo por exemplo, quantas pessoas podem ter em cada grupo.
Se você optar por um clube físico, as reuniões podem acontecer em um espaço público - como em uma biblioteca, o salão de festas de um condomínio - ou também podem acontecer na casa de um dos membros, nesse caso é melhor seguir um rodízio para não causar problemas a ninguém. Imagine se um membro da sua família resolve fazer reuniões periódicas em sua casa, você iria gostar de ter que abrir mão da sua sala de estar duas vezes por mês por exemplo? Nem todo mundo acha legal ter seu espaço invadido frequentemente, então faça um rodízio, hoje a reunião foi na casa do João, a próxima será na da Maria e assim por diante. 

#2Escolher um dia para os encontros em que todos os membros possam estar presentes. 
O objetivo é falar sobre o livro com os membros do clube? Então tem que ter os membros do clube nas reuniões, não adianta o organizador impor a data sem saber dos compromissos de cada um.

#3 - Respeitar a velocidade de leitura de cada membro.
Não é porque você é um devorador de livros, que consegue ler 400 páginas em dois dias, que todo mundo consegue. Se você marcar reuniões semanais e nem todos conseguirem ler o livro em uma semana, você acabará falando sozinho, e o objetivo não é esse. O ideal é fazer uma média do tempo de leitura de todos os membros para agendar as reuniões, se todos são leitores ávidos, ótimo, livro novo uma vez por semana, mas caso a maioria leve mais tempo, então é melhor que as reuniões sejam quinzenais ou mensais. 

#4 - Respeitar o interesse de cada um.
Não é porque você é fã de romance inglês estilo Jane Austen que todo mundo é obrigado a ser. Para um melhor entendimento entre os membros do grupo o ideal é que sejam escolhidos temas variados, uma dica é que a cada encontro um dos membros sugira um novo título. Talvez assim você descubra que gosta muito de ficção cientifica por exemplo.

#5 - Combine que cada um leve um petisco.
O debate sobre o livro fica muito mais divertido se tiver um clima de confraternização ao invés de aula de literatura pré prova, combinem entre si para que cada um leve um prato ou uma bebida, Além de tornar mais agradáveis as reuniões, fortalecerá os laços entre o grupo que terão a oportunidade de colocar a conversa em dia no período reservado para o lanche. Só não esqueça de ajudar na limpeza ao final da reunião, lembre-se do item 1, o dono da casa provavelmente tem família, e eles não gostarão de limpar a bagunça deixada por vocês,

#6 - Estabeleça um tempo para o início e para o término das reuniões.
O papo pode estar muito interessante e a discussão sobre o livro extremamente acalorada, mas não esqueça que existe vida lá fora, se a reunião for feita durante a semana você provavelmente irá trabalhar no dia seguinte, não dá pra ficar a noite inteira conversando. Formule um cronograma com todas as coisas que serão feitas no encontro e estabeleça um tempo para que elas aconteçam. 

#7 - Utilize um guia de leitura para não esquecer os pontos importantes do livro.
O ideal  é preencher o guia assim que terminar a leitura, assim fica mais fácil relembrar todos os pontos importantes. Alguns livros acompanham esses guias, mas como não são todos, vou colocar aqui um exemplo que pode ser utilizado

1- O livro funcionou no seu objetivo?

2- Qual foi a parte/passagem ou capitulo que mais te marcou?

3- Quais foram as personagens mais interessantes e porque?

4- Com qual personagem mais se identificou/simpatizou? 

5- O autor conseguiu recriar um ambiente que facilmente visualizou? Pode explicar porquê...

6- O autor conseguiu inspirá-lo? Se sim, porque?

7- O estilo do autor te fez recordar de outro autor? Caso sim, explique.

8- Considera que o livro seja autobiográfico? Porquê?

9- O que aprendeu com esse livro?

10- O que alteraria em seu conteúdo?

11- O livro correspondeu às suas expectativas.

12- Recomenda esse livro? Por qual motivo?


O legal de um clube de livros, é  que eles ampliam seu círculo de amizade, você passa a conhecer novos livros e estilos que talvez não fosse conhecer sozinho. Consequentemente lê mais, pois precisa acabar o livro até a data da reunião e já sai da mesma com outro título para ler. Lendo mais, amplia seu vocabulário e seu poder de argumentação. Não necessariamente precisa falar apenas de livros com os membros do grupo, podendo assim conhecer pessoas realmente interessantes e criar vínculos de amizades, entre muitas outras vantagens, só o fato de ter com quem falar sobre o que você leu já é o máximo.

Então agora que você já tem essas dicas e a vontade de compartilhar sua opinião sobre os livros que lê, que tal começar a montar o seu próprio grupo?





4 comentários:

  1. Acho divertido o clube do livro. É muito bom ler, isso abre a mente, adorei o post.

    itglosss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adoro ler. E sofro com isso de não ter com quem comentar. Eu e uma amiga até tentamos criar um grupo de leitura, mais a animação do povo findou... Enfim... adorei o post. Se retomamos vou pegar o seu check list.
    beijos
    https://pausandoavida.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu leio muito e quase não consigo comentar os livros que leio porque minhas amigas não compartilham dessa minha paixão por livros. Um clube do livro é uma excelente ideia, gostaria de participar de um.

    ResponderExcluir